Fotos Fotos

Painéis solares térmicos

Separar para reciclar

Um computador para 4 pessoas = menos electricidade

Piscina com desinfeção por electrólise de sal

Plantação de carvalhos e pinheiros no dia da árvore

Etiquetas de mentalização para tareas quotidianas

Reservas

Data de entrada:

Data de saída:

Nº de pessoas:

Sustentabilidade

Para além de um empreendimento turístico de destaque na região, a Casa de Lobos aposta igualmente pelo menor impacto ambiental:

  • Utilização de energias renováveis com recurso a painéis solares térmicos e geotermia:
    • A geotermia é um sistema de aquecimento/refrigeração, que aproveitando a temperatura constante da terra garante a climatização no interior das instalações, com calor para o inverno e frio para o verão. Serve também de apoio ao fornecimento de água quente, quando no inverno os painéis não aquecem o suficiente.
    • O painel solar térmico aquece a água que circula no seu interior por acção direta dos raios de sol, obtendo água quente sanitária.
  • Restauro da casa principal e construção dos bungalows a pensar na alta eficiência energética com base num bom isolamento térmico nas paredes e janelas, de modo a reduzir o consumo na climatização.
  • Reutilização dos excedentes de água quente que são encaminhados para a piscina.
  • Tratamento da água da piscina realizado através do sistema de eletrólise de sal: um novo conceito de tratamento que melhora a qualidade da água (não produz cloraminas que irritam olhos e pele, são as causantes de cheiros e sabor a cloro) e evita a manipulação de produtos químicos.
  • Aproveitamento das águas residuais e pluviais no sistema de rega.
  • Separação de resíduos em origem para uma melhor reciclagem, e tratamento de resíduos orgânicos através do sistema de compostagem.
  • Redução do consumo eléctrico, utilizando: detectores de presença para ligar as luzes; lâmpadas do tipo LED para iluminação; televisores e computadores com ecrãs de LED; usa-se um único computador para 4 usuários simultâneos na área de uso público e um com 2 usuários na recepção. Além disso medimos periodicamente o consumo por zonas do empreendimento, para tentar minimiza-lo.
  • Organização de ações a favor da natureza. Nomeadamente a comemoração anual do Dia da Árvore, com a reflorestação à entrada de Cambeses em ambiente lúdico e pedagógico, que em 2014 e 2015 contou com a colaboração da Quercus, AMO Portugal, escuteiros, Projeto Raízes entre outras entidades públicas e privadas.
  • Mentalização da equipa para atuar sempre o mais ecologicamente possível nas ações do dia a dia. Alargando esta medida aos nossos hóspedes com os ecoConselhos distribuídos nas instalações, que animam a pensar no meio ambiente ao gerir os resíduos, tratar a água, reduzir o consumo, climatizar a estância, usar a eletricidade e reutilizar objetos.